andando por aí...

domingo, 5 de junho de 2011

Portugal – Lisboa – Igreja de São Roque

 

A Igreja de São Roque, pelo seu valor histórico e riqueza artística, evidencia-se como um monumento ímpar no contexto da arte portuguesa e internacional. Edificada no final do  Século XVI, sob a ação da Companhia de Jesus, as suas origens remontam ao início de Quinhentos, a uma pequena ermida erguida para albergar uma relíquia de São Roque. O interior deste templo jesuítico engloba tesouros artísticos que incluem talha dourada, mármores policromos, azulejaria, composições em mosaico, pintura, escultura e relicários.

 

Gloria Ishizaka - Igreja de Sao Roque - exteriorA Igreja, de acordo com a tipologia jesuíta apresenta uma fachada sóbria e austera, e um amplo e rico espaço interior, Maneirista.

 

Gloria Ishizaka - Igreja de Sao Roque - ao fundoA Igreja de São Roque situa-se em pleno Bairro Alto, no Largo Trindade Coelho, também conhecido por Largo da Santa Casa, em pleno centro histórico da cosmopolita Lisboa.

 

Gloria Ishizaka - Igreja de Sao Roque - capela-morA Igreja começou a ser construída em 1506, junto a um cemitério onde eram enterrados os que morriam de peste, situado já fora das muralhas da cidade, e dedicada a São Roque, protector da peste. Aqui se institui a Irmandade de São Roque, com estatutos próprios, e em 1553 instala-se a Companhia de Jesus que edifica sobre a construção anterior a estrutura visível hoje em dia, mantendo a Capela de São Roque no interior.

 

Gloria Ishizaka - Igreja de Sao Roque - interiorO interior é composto por um amplo e rico espaço, Maneirista, composto por oito capelas, agrupadas quatro a quatro, profusamente decorada a talha dourada e mármore, dada a protecção do magnânime Rei D. João V.

 

Gloria Ishizaka - Igreja de Sao Roque - capela-mor 1 A estrutura do retábulo, de proporções alongadas e austeridade decorativa, comporta grupos emparelhados de colunas coríntias, em dois níveis sobrepostos, decoradas nos capitéis e no terço inferior com grinaldas de acanto, volutas e objetos pendentes, Entre as colunas dispôem-se nichos, nos quais estão situadas imagens representando os santos principais da Ordem Jesuítica: Inácio de Loyola, Francisco Xavier, Luís de Gonzaga e Francisco de Borja. Estas esculturas foram recentemente atribuídas ao escultor português Manuel Pereira, tendo sido encomendadas em 1630. O remate do frontão semicircular incorpora uma pintura em tondo, a têmpera sobre madeira, representando Cristo Salvador do Mundo.

 

Gloria Ishizaka - Igreja de Sao Roque - capela de são roque , capela de s.francisco xavier e capela n.s.da doutrinaDa esquerda para à direita: Capela de São Roque, Capela de São Francisco Xavier e Capela de Nossa Senhora da Doutrina.

 

Gloria Ishizaka - Igreja de Sao Roque -capela da sagrada família,capela de santo antonio e capela de nossa senhora da piedadeDa esquerda para à direita: Capela  da Sagrada Família, Capela  de Santo Antônio e Capela de Nossa Senhora da Piedade.

 

Gloria Ishizaka - Igreja de Sao Roque - tectoO teto da Igreja é o único exemplar em Lisboa que resta dos famosos grandes tectos pintados do período Maneirista, atribuído aos pintores Francisco Venegas e Amaro do Vale.

 

Gloria Ishizaka - Igreja de Sao Roque - altar da anunciação (antiga capela de n.s.do desterro)                                                       

Altar da Anunciação (Antiga Capela de Nossa Senhora do Desterro).

 

                                Gloria Ishizaka - Igreja de Sao Roque - altar da santíssima trindade

                                Altar da Santíssima Trindade.

 

                                                            Gloria Ishizaka - Igreja de Sao Roque -altar das relíquias dos santos mártires (lado do evangelho)

                                                           Altar das relíquias dos Santos Mártires.

 

Gloria Ishizaka - Igreja de Sao Roque -altar das relíquias das santas mártires (lado da epístolas) Altar das relíquias das Santas Mártires.

 

Gloria Ishizaka - Igreja de Sao Roque -azulejo ao lado do altar da anunciaçãoAzulejo da parede ao lado do Altar da Anunciação.

 

Gloria Ishizaka - Igreja de Sao Roque - coro-alto 2Vista geral da Igreja de São Roque, da Capela-mor para o coro-alto.

 

Gloria Ishizaka - Igreja de Sao Roque - coro-alto 5Coro-alto.

 

Gloria Ishizaka - Igreja de Sao Roque - porta do interior da igreja para o museuPorta no interior da igreja para o Museu.

 

Gloria Ishizaka - museu de são roque e igrejaIgreja de São Roque e Museu de São Roque.                         

Sem comentários: