andando por aí...

domingo, 21 de outubro de 2012

Japão–… andando em Kyoto – parte 2

 

 

… andando em Higashiyamá um dos 11 bairros da cidade de Kyoto.

 

Gloria Ishizaka -andando por Kyoto - 14

1 - Higashiyama é um dos distritos mais originais e antigos de Kyoto. Verdadeiro centro histórico e cultural de Kyoto, é considerado um símbolo da cidade.

 

Gloria Ishizaka -andando por Kyoto - 12

2 – As ruas do comércio são estreitas e podemos encontrar muitos especialidades locais como cerâmicas, picles, doces, artesanatos e outras lembranças.

 

Glória Ishizaka - Higashiyama - 6

3 – O cenário desse local, com as ruas estreitas, ladeadas por casas de madeira, os rikishas pedindo permissão para transitar…. tudo isso é muito semelhante a antiga capital.

 

Glória Ishizaka - Higashiyama - 3

4 – Nas ruas é muito comum encontrar pessoas vestidas de Kimono passeando com suas sombrinhas para se proteger do sol. As sombrinhas japonesas são muito bem feitas, com material delicado, muitas vezes bordadas, mas todas elas são confeccionada de forma a ter  proteção contra os raios UV.

 

Glória Ishizaka - Higashiyama - 13

5 – Não só as mulheres usam o Kimono, mas é muito comum encontrar homens trajando kimonos na rua de Kyoto, e em Higashiyamá  é mais comum ainda, é lógico existem kimono feminino e masculuno Sorriso.

 

Glória Ishizaka - Higashiyama - 9

6 – Todos os prédios e ruas estão muito bem conservados e a limpeza das ruas é espetacular.

 

Glória Ishizaka - Higashiyama - 7Glória Ishizaka - Higashiyama - 8Glória Ishizaka - Higashiyama - 10

7 – Templo Yasaka Koshin do - É um pequeno templo em Higashiyamá, onde você encontra um grande número de talismãs esféricos feito de pano colorido, chamado Kukurizaru (“macaco pendurado”).

 

Glória Ishizaka - Higashiyama - 11

8 – Kukurizaru - O Kukurizaru representa um macaco com as mãos e os pés amarrados para trás, um símbolo de auto-controle e triunfo sobre os maus desejos. A ideia é que se você coloca o seu desejo dentro do Kukurizaru, Koshin (um dos guardiões budistas) irá ajuda-lo a superar esse desejo, para que o seu novo desejo seja concebido… Se você quer ter um desejo concebido, deve se livrar de um dos seus desejos… O guardião Koshin gosta de pessoas boas, portanto o favor divino é concedido à eles, mas ele abomina pessoas más, portanto a punição é dada a elas. O desejo do guardião é que todo mundo torne se uma boa pessoa.

 

Glória Ishizaka - Higashiyama - estátua HOTEI - Kyoto 2012Glória Ishizaka - Higashiyama - Estátua HOTEI - Kyoto 2012 - 1

9 – … andando pelas ruas de Higashiyamá…. estátua de Hotei – Deus da alegria e felicidade, guardião das crianças. Tem um rosto alegre e uma grande barriga. Ele carrega um saco de pano grande que nunca se esvazia, porque ele usa para alimentar os pobres e necessitados. É também conhecido como o santo patrono dos donos de restaurantes e garçons.

 

Glória Ishizaka - Higashiyama - estátua DAIKOKUTEN - Kyoto 2012 - 1Glória Ishizaka - Higashiyama - estátua DAIKOKUTEN - Kyoto 2012

10 – … andando pelas ruas de Higashiyamá… estátua de Daikokuten - Deus da riqueza e do comércio. É o mais alegre dos Deuses. É representado como um homem gordo que traz prosperidade, riqueza, fartura e produção, sendo patrono dos fazendeiros- É bastante popular entre os agricultores japoneses, pois protege as colheitas. Aparece em pé, sobre sacos de arroz, a sorrir e traz na mão um martelo de madeira (cada batida faz surgir moedas de ouro). Simbolicamente a martelada representa o trabalho. A imagem de Daikoku “garante” progresso profissional e enriquecimento ligado ao trabalho.

 

Glória Ishizaka - Higashiyama - 1Glória Ishizaka - Higashiyama - Marishi-ten

11 – … andando pelas ruas de Higashiyamá… estátua de Marishi-ten - A Deusa Marishiten tem a função de levar a luz do Buda para a terra, por isso é vista como salvadora das pessoas em nome de Buda. Como a luminosidade do sol é muito grande, e não é possível ver a Deusa, ou seja, é considerada uma Deusa invisível, que vela pelos homens. No Japão, esta Deusa foi introduzida na Era Heian e foi adorada pelos guerreiros, sendo a Deusa para quem oravam pela vitória. Marishitem foi escolhida por ser representação da miragem, aquela que não pode ser atingida. Assim, uma Deusa invisível que protegia as pessoas contra os ataques dos inimigos era uma divindade perfeita para ser reverenciada pelos guerreiros.

 

Glória Ishizaka - Higashiyama - RYOZEN KANNON - Kyoto 2012 - 1Glória Ishizaka - Kodaiji Temple - Kyoto - 2012 - 46Glória Ishizaka - Higashiyama - RYOZEN KANNON - Kyoto 2012 - 3

12 -  Ryozen Kannon - é um memorial em homenagem aos japoneses que morreram durante a Segunda Guerra Mundial- Localizada ao lado do Templo Kodaiji em Higashiyamá, em Kyoto. A estátua de concreto e aço da Avalokitesvara Bodhisattva (Kannon) foi contruída por Hirosuke Ishikawa e inaugurada em 8 de Junho de 1955. A estátua é de 24 metros (80 pés) de altura e pesa cerca de 500 toneladas.

 

Glória Ishizaka - Higashiyama - 4 - museu ryozen

13 -  Rua de Higashiyamá – prédio do Museu Ryozen Kannon.

 

Glória Ishizaka - Kodaiji Temple - Kyoto - 2012

14 -  Templo Kodaiji – situado em Higashiyamá.

 

Glória Ishizaka - Higashiyama - 24

15 -  Sino do Templo Kodaiji em Higashiyamá.

 

Glória Ishizaka - Higashiyama - 25

16 -  Estátuas de Hideyoshi e Nene – para quem deseja um casamento feliz como Hideyoshi e Nenê.

 

Glória Ishizaka - Higashiyama - 17Glória Ishizaka - Higashiyama - 16

17 - Tenmangu - Temma-Tenjin (Sugawara no Michizane) é a divindade venerada  por Nene e é consagrado nesse pequeno templo. Acredita-se que se você andar em torno dos  salão três vezes, o seu desejo será concedido e quaisquer infortúnios desapareceram .  À direita Temangu Ox -  Bois são considerados como mensageiros de Tenjin-sama, uma divindade xintoísta. Diz-se que este  boi irá suportar seu sofrimento para você. Se você tem uma doença em seu corpo, você pode tocar a área correpondente do boi com a mão direita ou com as duas mãos.

 

Glória Ishizaka - Higashiyama - 18Glória Ishizaka - Higashiyama - 20

18 - Mani Wheels – Mani Wheels é um  objeto budista de uso comum pelos budistas conhecidos em todo o mundo. Mani Wheels no Templo Kodaiji contem a Sutra do Coração.  Se você tiver desejos em relação à saúde, longevidade, etc, caminhe ao redor da sala no sentido horário, e continuar a tocar e girar as rodas com a mão direita.

 

Glória Ishizaka - Higashiyama - 15

19 -  Santuário Yasaka, situado em Higashiyamá, Kyoto, em frente a rua principal de Gion.

 

Glória Ishizaka - Kiyomizudera- 3Glória Ishizaka - KiyomizuderaGlória Ishizaka - Kiyomizudera- 1

20 -  Templo Kiyomizudera – localizada em Higashiyamá, Kyoto.

 

SONY DSC                       SONY DSC

21 – Templo Sanjusangendo – templo em Higashiyamá, Kyoto, famoso pelas suas 1001 estátuas de Kannon.

Sem comentários: